A força feminina

15/07/2009 16:52

Após concluir o Curso de Assistente de Gerenciamento de Obras do Programa EBEP, promovido pelo SESI e SENAI de Bayeux, Jaciara Vellozo Dutra, de 23 anos, é hoje responsável pelo Departamento de Faturamento da Control Construções, Empresa que atua na área de eletricidade e alta tensão, em João Pessoa. A trajetória dela foi destaque na Publicação SENAI Brasil, editada pela Unidade de Comunicação Social do Sistema Indústria. 

A ex-aluna do SESI/SENAI, afirma que sempre teve uma aptidão pela construção civil, e que se manifestou ainda na infância, quando ela costumava fazer consertos hidráulicos, elétricos e pinturas na própria casa, quando o pai estava ausente. 

Jaciara é uma das oito mulheres que já concluíram o curso de Assistente de Gerenciamento de Obras pelo EBEP, uma das ações estratégicas do Programa Educação para a Nova Indústria 2007 – 2010, lançado pelo Sistema Indústria. 

“O Ebep é uma marca do Sistema Indústria: forma integralmente o cidadão e amplia as possibilidades de sua inserção social e produtiva, já que os cursos são selecionados de acordo com as demandas do mercado”, afirma. 

Mônica Mariano, da Unidade de Educação Profissional e Tecnológica do Senai Nacional e gestora do Ebep. O caso de Jaciara é o exemplo do que Mônica considera a prática “ideal”: além de atender ao mercado, também corresponde à vocação do aluno, aumentando-lhe as chances de empregabilidade. 

Para Atender às necessidades de uma indústria em expansão, as várias modalidades de cursos oferecidos pelo Ebep em todo o país acabam por ter foco em atividades que, tradicionalmente, sempre foram exercidas por homens, como é o caso das profissões ligadas à construção civil. As mulheres, no entanto, já representam 31,7% dos alunos do Ebep e, em grande parte dos casos, a escolha obedeceu à vocação. 

Informações sobre o EBEP em Bayeux podem ser obtidas através dos telefones: (83)2108-8700 ou 2108 – 8750.